DICAS DE PESCA

DICAS DE PESCA EM MAPUTO:

Iscas: técnica para as naturais

Se for usar iscas naturais, elas devem estar bem vivas, com os movimentos normais. Se usar iscas artificiais, é preciso dar-lhes movimento para levar o peixe ao ataque. As iscas naturais mais comuns são o camarões, a minhoca, o carangueijinho, o lavagante, a lula, o peixe magumba e a ameijoa. É ponto primordial saber iscar correctamente um camarão ou a minhoca. Além de estar bem segura ao anzol, deve-se procurar não afetar as partes sensíveis da isca, para dar-lhe o maior tempo possível de vida e movimento. Ao contrário de quando se usa isca morta, o anzol deve ferir e tocar o menos possível a viva. Mesmo que a ponta apareça, ao invés de cobrir todo o anzol, faça-o penetrar um lado da isca, para sair do lado oposto, sempre em regiões não sensíveis.

O camarão, no alto da cabeça, tem uma espécie de chifre, cuja base é bom local para se firmar o anzol. De um lado para o outro. Ou ainda o rabo. A minhoca deve estar bem recheada no anzol, quanto maior for a quantidade maior o tempo para fisgar o peixe.

Iscas

Dependendo do dia e da maré os peixes tambem escolhem os seus alimentos, normalmente são utilisadas as seguintes iscas:

  • Minhoca
  • Cazulo
  • Carangueijinho
  • Lavagantes
  • Lulas
  • Magumba
  • Polvo
  • Camarão
  • Ameijoa

Onde encontrar as iscas

Minhoca, Carangueijinho, Cazulo e Lavagantes podem ser compradas mesmo na Marginal com os vendedores ambulantes que lá se encontram.

O camarão, as Lulas, ameijoa, magumbas e o polvo podem ser comprados no mercado central da Baixa apartir da manha ate ao atardecer ou pode tambem comprar na Fortaleza de preferencia no horario da noite.

Pescando na praia

Todos sabemos que os dias de lua cheia e lua nova são mais propícios à pesca, principalmente na maré cheia ou durante sua cheia, pois é o período em que o peixe mais se aproxima da praia para buscar seu alimento.

Nas praias profundas e sem grandes ondas, chamadas também de "praias de tombo", é bem difícil sabermos onde fazer nosso arremesso com sucesso. Neste tipo de praia, o sistema de tentativa e erro é o único que pode ser usado, a menos que você veja uma coloração diferente em certa porção de mar, se existir, é ali que devem estar os peixes (mas não é certo).

Nas praias rasas, os peixes maiores costumam ficar nos "valos" ou "canais de praia". Localize este ponto observando cuidadosamente uma onda desde que se forma bem distante. Quando ela se quebrar, vai formar um rastro de espuma que se aproxima da praia.

Em um certo momento, a espuma desaparece e forma-se uma outra onda - aí é que mora o peixe grande !

Em função da maré e da movimentação de areia de fundo, podem se formar dois ou mais canais de praia. Você terá de arremessar nos canais que alcançar para sentir as beliscadas e ver qual deles é o mais propício à sua pesca.

Procure não perder a paciencia e ficar fazendo diversos arremessos em minutos. Nos primeiros arremessos é aconselhável o uso de iscas bem grandes que servirão como se fossem verdadeiros alimentos. Após esta fase, use a isca de acordo com o peixe que pretende pescar.

Usando um chicote de três anzóis, coloque inicialmente uma isca de cada tipo em cada anzol e memorize a ordem para ver qual foi a mais atacada. Costuma-se usar uma isca de sardinha no de baixo, camarão ou carrangueijinho no do meio, e minhoca no de cima. Lembre-se entretanto que caranguejinho é isca que mexe muito dentro da água e pode atrair grandes peixes.

Não se esqueça que a maior qualidade de um bom pescador é a paciência. Saber esperar o peixe é o que torna a pescaria um prazer.

0 comentários: